sábado, 12 de setembro de 2009

Circulando cultural: cinema, teatro e literatura!

Desta vez, nada de música! O programa de ontem circulou entre cinema, teatro e literatura. É a Bahia marcando presença nessas três máximas da cultura!

Pessoalmente, recebemos o cineasta Petrus Pires, que agora em agosto teve assinado o termo de acordo com o Fundo de Cultura do Estado da Bahia para a restauração de Redenção, filme do seu pai Roberto Pires, primeiro longa metragem baiano. Nos bastidores do estúdio, a atriz Amanda Graciolli protagonista do primeiro videoclipe da banda de rock Os Irmãos da Bailarina, que teve direção de fotografia de Petrus e seria lançado naquela noite na Boomerangue (o que justificou a ausência da nossa produtora Lariyne Nascimento, também produtora da banda), para onde seguiu toda a trupe após o programa.

Acompanhando Petrus Pires, sua assessora de imprensa Alessandra Pinheiro, escritora escolhida para produzir um livro sobre o historiador Cid Teixeira pela Coleção Gente da Bahia, da Assembleia Legislativa. Dentro desta mesma coleção, o escritor Aléxis Góis lançou este ano o livro 'Roberto Pires, inventor de cinema' e participou por telefone do Circulando para falar da expectativa de lançá-lo também na XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que começou nesta quinta-feira (10) e vai até o dia 20, domingo em que vai estar presente no estande da Bahia.

É a primeira vez que a Bahia participa da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Graças à Câmara Bahiana do Livro (CBaL), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, o melhor da produção editorial da Bahia está exposto nestes 11 dias de Bienal. Por telefone, direto do Rio de Janeiro, conversamos com o presidente da CBaL, Aurélio Schommer.

Por fim, também ao telefone, o ator e produtor Rafael Magalhães, que, ao lado do diretor cubano radicado na Bahia, Luis Alberto Alonso, coordena a segunda edição do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (Filte 2009). Rafael tinha acabado de sair de cena com o espetáculo Os Sonhos de Segismundo apresentado ontem (11) na sala principal do Teatro Vila Velha dentro da programação do Filte.

Enfim, uma coisa estava ligada à outra e assim a gente seguiu até o final sem que desse tempo suficiente pra falarmos dos destaques de Joãozito para o fim de semana nos cinemas. No entanto, nosso querido apresentador deixou uma dica imperdível: a Mostra Roberto Rossellini dentro da Jornada de Cinema da Bahia, que começou na última quinta-feira (10) e vai até a próxima quinta (17), quando vai ocorrer a premiação. Confira os comentários do professor João:


João Carlos Sampaio indica a Mostra Roberto Rossellini

Um comentário:

marcii disse...

Circulando é Sucesso!!!