quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Livro aborda o lúdico e a educação infantil, confira!

Fruto de dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Ludicidade e educação infantil, de Vera Lúcia da Encarnação Bacelar, compreende a ludicidade como um fenômeno subjetivo que pode ser entendido pelos vieses da história, da sociologia e da antropologia cultural. A pesquisa gira em torno de questões que pretendem entender como um educador pode se certificar de que crianças tenham vivido experiências lúdicas durante o aprendizado, utilizando-se de metodologia desenvolvida para testar a hipótese de que a leitura da linguagem psicocorporal pode ser o meio mais adequado de identificar os resultados.

A base teórica se desenvolve a partir dos conceitos de educação infantil e ludicidade, consultando Jean Piaget e André Lapierre na discussão sobre o desenvolvimento infantil. A expressão psicocorporal é compreendida de forma fenomenológica e o papel do educador, em seus saberes e desafios, se desenha neste contexto. Experiências vividas na Creche UFBA ilustram o conteúdo e encaminham às conclusões da obra. Muito interessante!

O livro Ludicidade e educação infantil, de Vera Lúcia da Encarnação Bacelar vai ser lançado amanhã (10), às 18 horas na Galeria Canizares (ao lado da Escola de Belas Artes da UFBA – Canela). O preço é R$ 25,00, e o valor promocional no lançamento, R$ 20,00.

Nenhum comentário: