segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Desafio das Bandas: Chá de Abu 2 x 1 Truanescos

Chá de Abu vence o desafio e está na final

Chá de Abu 2 x 1 Truanescos. Este foi o placar da 4ª seletiva do Desafio das Bandas realizada neste domingo (9), na Boomerangue, em Salvador. O concurso musical promovido pelo Grupo A Tarde já classificou as bandas Velotroz, Maglore, HardCall e agora Chá de Abu para a grande final no dia 13 de dezembro no Pelourinho, e mais três serão selecionadas nos próximos domingos 15, 22 e 29 de novembro.

As bandas que disputaram na noite de ontem foram Outros Três, Truanescos e Chá de Abu. Curiosamente, formadas por três, quatro e cinco integrantes, respectivamente, e apresentadas na ordem contrária das suas colocações finais. E quem definiu o placar foram os jurados Rogério Brito, mais conhecido com Big Bross, Oswaldo Silveira, o Brahminha, responsável pelo escritório da MTV na Bahia e Thiago Trad, baterista do Cascadura.


Thiago Trad (Cascadura) se arrisca no Guitar Hero (esquerda) e espião da Incrédula foi bisbilhotar os concorrentes (direita)

Por falar em Thiago, foi ele o responsável pelo duelo que foi destaque no Guitar Hero da noite. De um lado ele e do outro Nery, baixista da Maglore, banda vencedora da segunda etapa. O que eu não sabia, era que Nery também era baixista da Truanescos, uma das bandas que se apresentariam logo mais.

Nery, que derrotou o cascadura iniciante no jogo, aproveitou pra dar o recado da Maglore, que concorre no Fun Music 2009 em São Paulo, no dia 12. Sem pestanejar, Ramon, produtor da HardCall, participou do duelo seguinte competindo com um garotinho, para também dar o recado da sua banda que toca no dia da final em outro show com o CPM 22.

Ramon frequenta o Desafio das Bandas desde a primeira seletiva para se familiarizar com o evento, e analisar as bandas vencedoras, e pelo visto, fez escola. Olha o simpatizante da banda Incrédula de papagaio de pirata na fotinha de uma das meninas no Guitar Hero... A banda disputa a próxima seletiva domingo que vem com a Autoreverso e a Flauer.


A bem-humorada Outros Três deu início ao desafio de ontem na Boomerangue

A banda Outros Três abriu a noite. O repertório de seus shows costuma ser predominantemente autoral, com influências que vão desde as clássicas Pink Floyd e Led Zeppelin até os brazucas Lobão e Reginaldo Rossi.

Cada banda tem 15 minutos para apresentar o seu trabalho ao júri, e durante este período, é permitido interpretar outros artistas. Outros Três foi de Garçon, de Reginaldo Rossi.


A guitarra desafinou durante a apresentação fazendo Cebola se agaixar várias vezes


Nem a guitarra desafinada nem um cara sem noção que deu um recado no meio da apresentação tiraram a concentração de Cebola que se entregou da cabeça aos pés!


Presente do início ao fim da seletiva, o público se manifestou entusiasmadamente em vários momentos

A Truanescos foi de Detalhes, do Roberto Carlos. Cebola, o vocalista, já tinha feito uma participação no Toca Raul em outra eliminatória do Desafio das Bandas, e Nery, já tinha competido pela Maglore.

Os caras têm um EP chamado Nosso Jeito, que reflete mesmo o jeito próprio deles de fazer música, tendo como base o rock, mas experimentando outros ritmos, como por exemplo, o reggae.


Diga se o vocal Gustavo Sales (esquerda) não é a cara de Adelmo Casé?
O guitarrista Leonardo Monteiro (direita) também interpretou uma canção na competição

A Chá de Abu é fã e se inspira em muita gente boa: Chico Buarque, Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, Móveis Clonias de Acaju, Jorge Ben, Cascadura, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, The Strokes, Radiohead... Mas uma coisa é certa, Los Hermanos é a paixão unanimidade entre seus integrantes. Tanto que o nome "Chá de Abu" veio da música Do Sétimo Andar, de Rodrigo Amarante (CD Ventura). Os caras, inclusive, interpretaram Cara Estranho.

O EP Mais Uma Xícara foi lançado no ano passado já com uma nova formação desde a saída do baterista, e apresenta canções de composições e arranjos próprios dentro da mistura de suas influências que resulta num groove contagiante. O público chegou a fazer coro de "já ganhou" e "Chá de Abu" durante e depois da apresentação da banda.


Ações promocionais como Toca Raul (esquerda) antecedem a atração convidada que ontem foi a Banda Eddie. Na foto à direita, o percussionista Urêa.

Após as apresentações das bandas competidoras da seletiva, a Conta Universitária Bradesco premia com uma mochila o maior pontuador da noite do jogo Guitar Hero e com outra aquele que for sorteado no palco. A Coca-Cola Zero também premia com relógios aqueles que participarem do Toca Raul.

Acima, Agnaldo Mattos toca Raul Seixas para a galera. O cara faz a linha "o bloco do eu sozino", faz de tudo na música, compõe e toca vários instrumentos. É como se diz por aí: baiano não nasce, estreia!

O fim da festa, como sempre, é na varanda da Boomerangue. Pausa para tomar um ar, uma birita ou fumar um cigarro, a onda é sempre a mesma: enquanto se aguarda a fila dar uma aliviada, muito bate-papo e novos amigos. Até domingo que vem no próximo Desafio das Bandas, e até hoje à noite no Circulando com a banda Chá de Abu!

Nenhum comentário: