domingo, 1 de novembro de 2009

A Bahia perde o criador do samba reggae

Morre o músico Neguinho do Samba

A Bahia está de luto. Faleceu neste sábado (31), aos 54 anos, por consequência de uma parada cardíaca, Antônio Luís Alves de Souza, mais conhecido como "Neguinho do Samba".

No mesmo dia, assisti ao filme "Michael Jackson's This Is It", documentário que estreou neste fim de semana, com cenas de making of dos ensaios do artista para uma sequência de 50 shows em Londres, que se iniciaria a menos de um mês da sua morte, em 25 de junho de 2009. No filme, uma das músicas que entraram foi They Don't Care About Us, que ganhou uma versão brasileira, cujo videoclipe foi gravado no Rio de Janeiro e em Salvador com a banda Olodum.

O responsável pelo arranjo de percussão foi o "pai do samba reggae", Neguinho do Samba, que regeu 215 percussionistas no videoclipe gravado no Pelourinho. Um dos fundadores do Olodum e criador do ritmo que influenciou a música baiana, amplamente reverenciado e divulgado pela cantora Daniela Mercury, era diabético e cardiopata, e morre deixando 7 filhos e um legado imensurável para a música brasileira.

O corpo de Neguinho vai ser velado na sede da Banda Didá, casarão onde funciona a escola do grupo percussivo feminino que criou, e também onde morava. Foi lá que se sentiu mal quando veio a falecer. Nesta terça-feira (03), o corpo segue em cortejo no carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas do Pelourinho para que a população preste suas homenagens antes do velório, previsto para as 16h no Cemitério Jardim da Saudade.

Em luto, a Secretaria de Cultura da Bahia suspendeu a programação do Projeto Pelourinho Cultural e deixou uma faixa preta hasteada no Largo do Terreiro de Jesus, onde permanece por três dias.

Nenhum comentário: