segunda-feira, 16 de novembro de 2009

EDUFBA lança hoje o livro Ditadura Militar na Bahia

O livro Ditadura Militar na Bahia: Novos olhares, novos objetos, novos horizontes vai ser lançado hoje (16), no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, às 19 horas. Uma obra relevante, seja para aqueles que enfrentaram a Ditadura Militar, seja para os que estudam este período.

Organizado pelo historiador Grimaldo Carneiro Zachariadhes, coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Regime Militar (NERM) e publicado pela EDUFBA, o livro contém treze textos de vários autores abordando o período. São reconstituídas as atuações da oposição legal (Ala jovem do PMDB) e da revolucionária (AP, PCBR, MR8, VAR – Palmares), da Igreja Católica e da Protestante, do Movimento Estudantil e da Jornada de Cinema da Bahia, e abordados os apoiadores e implantadores do golpe e da repressão.

O lançamento coincide com os 30 anos do Congresso Nacional de Anistia realizado em Salvador, entre 15 e 18 de novembro de 1979, que será relembrado pelo professor Joviniano Neto, autor de capítulo sobre o mesmo e que, à época, o presidiu. Além de Joviniano, outras duas professoras da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Victoria Espiñeira e Elizete da Silva, e vários outros professores entrevistados ou citados estarão presentes junto aos autores.

O livro é uma contribuição importante para a historiografia baiana, e reafirma a importância da Bahia na história do Brasil.

Nenhum comentário: