quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bastidores do "Cinderelas..." com Joel Zito

Se não conseguimos chegar ao terceiro item da lista, João não conseguiu chegar foi ao programa! O pneu furou no caminho, e você já pode imaginar a habilidade do dito cujo em trocar pneus... Convenhamos que não deve ser o forte de quem nasce em Aratuípe... (risos)

Recorremos ao nosso "apêndice" Eduardo Lubisco que estava por lá, e começamos o bate-papo com Joel Zito Araújo (foto), diretor de "Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado".

Não assisti ao filme ainda, mas achei fantástica e procedente a ideia de documentar a realidade envolvendo o turismo sexual no Brasil e o tráfico internacional de mulheres. João, que chegou a tempo para a conversa, assistiu e teceu elogios ao filme e à sensibilidade de Joel, que ficou envaidecido por se tratar de um retorno de um crítico de cinema como ele.

Dois pontos me chamaram a atenção. O fato de o filme possuir momentos capazes de arrancar risos da plateia me surpreendeu. Bem, se o mesmo se atreve a desmistificar a vítima, os "risos" estão definitivamente dentro do contexto também, por que não? Por se tratar de um tema delicado, ninguém espera de pronto esta abordagem "multifacetada", isto é, mostrando os variados pontos de vista das vítimas, de quem as vitima e de quem olha de fora.

O outro ponto curioso foi com relação à construção do documentário. A maneira com que Joel colheu seu material acabou implicando numa linguagem, na minha opinião, perfeita para este tipo de filme. O fato de ser um documentário exigia que trabalhasse in loco e o fato de ser este documentário, o deixou meio escabreado no início das filmagens. Aos poucos foi se familiarizando mais com o meio, e sendo mais ousado em suas imagens e aproximações. Joel Zito chegou a comentar que teria se arrependido de não ter sido assim desde o começo, quando ainda estava no Brasil, mas pra mim, isso permitiu que o ritmo fosse o ideal. Do mesmo jeito que ele assumiu ter preparado uma armadilha para o público na cena de uma criança, poderia usar esta linguagem consequência do crescente com que se tornava mais íntimo da questão para levar a plateia com ele no mesmo processo.

Não percam! O filme estreia no próximo dia 29 no Circuito Sala de Arte da UFBA, e o Circulando dispõe de 5 pares para sorteio!

Falo do outro destaque do programa de terça, amanhã: "O Ator Invisível"! (risos)

2 comentários:

João Carlos Sampaio disse...

O problema para trocar o pneu eu explicar no ar: procurei um homem por perto, não achei! Uma lástima!

João Carlos Sampaio disse...

Corrigindo: O problema para trocar o pneu eu EXPLIQUEI no ar: procurei um homem por perto, não achei! Uma lástima!