quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado: dura realidade

A semana parece ser de Joel Zito Araújo. Na última segunda-feira, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o cineasta começou a semana de pré-estreias nacionais de seu documentário sobre o assunto, em Recife, um dos locais retratados no filme, recordista dessas práticas ilegais no país.

Neste mesmo dia, um outro filme, vencedor de 8 kikitos no Festival de Gramado em 2005, foi exibido à noite pela Rede Globo. Seja por causa de "Filhas do Vento" e a sua temática voltada para a questão racial do ponto de vista da mulher negra, ou por causa do novo "Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado" e o alerta para a prática do comércio sexual, discutir a obra de Joel Zito é discutir a realidade brasileira.

Foi isso que o Circulando fez um pouquinho ontem à noite na edição mignon do programa, que começou às 23 horas. Por telefone, o diretor Joel Zito Araújo falou dos bastidores das filmagens, da experiência de documentar esta problemática no Brasil e na Europa, e do filme como ferramenta no combate ao turismo sexual e ao tráfico internacional de pessoas.

"Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado" tem pré-estreia para a imprensa e convidados nesta sexta-feira, dia 22, no Circuito Sala de Arte da UFBA, onde ficará em cartaz a partir do dia 29 de maio.

3 comentários:

Fia Maravilha disse...

Assiti ao filme. Incrível! Espero que ele tenha a repercussão necessária. Sua temática é urgente e está na ordem do dia. Só por isso, já vale a pena. Mas o filme surpreende, e como! Pra quem imagina que vai chorar os 107 minutos, que nada! Inacreditavelmente a obra nos permite rir com suas protagonistas em momentos específicos e estratégicos, porque Joel Zito conseguiu um feito grandioso: Tirar as meninas, as Cinderelas do seu filme do lugar estático de vítimas. Elas se posicionam, falam de projetos de vida, de desgraça, desesperança, mas como sujeitos de suas vidas. Dando a real dimensão da gravidade da questão, claro que o filme nos provoca indignação, mas não na fórmula pronta de sempre.
Assistam! É um filme obrigatório!

Elenilson disse...

Eu quero participar dos sorteios para conferir esse filme. Gosto muito de documentários. João, vc assistiu "Nascidos em Bordéis"? É um tapa na cara!

João Carlos Sampaio disse...

Vi sim, Elenilson. Um belo filme de fato!