sábado, 16 de maio de 2009

Quincas Berro D’Água


O romance de Jorge Amado virou filme nas mãos do baiano Sérgio Machado, meu ex-colega de faculdade que dirigiu fitas bem legais como Onde a Terra Acaba (documentário sobre o genial Mário Peixoto) e Cidade Baixa, que ele definiu, muito bem, como um “triângulo amoroso equilátero”.

Jorge Amado é o “padrinho” de Sérgio no cinema, foi ele quem mostrou o curta Troca de Cabeça (do qual fui, com honra, diretor-assistente) ao cineasta Walter Salles (de Central do Brasil e Linha de Passe). A partir desta forcinha do grande Jorge começou a parceria que deu régua e compasso para Sérgio seguir no cinema. O filho dele se chama Jorge por causa disso e, muito mais, pela verdadeira devoção que Sérgio tem à obra de Amado.

A convite de Sérgio dei umas olhadelas nas filmagens. Divido com vocês duas imagens que registrei. Numa delas o enorme saveiro montado em estúdio para as cenas de tempestade. Notem a parede verde, para inserção do horizonte por computador. Fiz uma imagem da cena com chuva de jatos d'água, vento artificial e tudo mais, mas só mostro aqui se cinco pessoas postarem me pedindo isto! (risos).


Esta outra traz Quincas (o grande ator Paulo José) amparado por seus colegas de cachaça (Irandhir Santos, Flávio Bauraqui e Frank Menezes). Este instantâneo foi do último dia ("dia" é jeito de dizer, porque o filme foi quase todo rodado à noite) das filmagens, final de semana passado, na Ladeira do Taboão. O elenco tem ainda Marieta Severo, Mariana Ximenes, o bom baiano repatriado Luís Miranda e mais Carla Ribas (a atriz do imperdível A Casa de Alice). Othon Bastos, Milton Gonçalves e Vladimir Brichta (dentre outros) fazem participações especiais. Time de primeira a serviço de uma comédia rasgada, que estou ansioso para conferir na tela. E Vocês, não estão?

Nenhum comentário: