quinta-feira, 16 de julho de 2009

Rumpilezzinho e Rumpilezz de Saia

E a Orkestra Rumpilezz já faz escola! Em visita ao programa Circulando de ontem (15), o maestro Letieres Leite falou do surgimento da Rumpilezzinho há aproximadamente um ano e da mais recente Rumpilezz de Saia, ramificações da original.

A Rumpilezzinho surgiu da necessidade de formar músicos desde pequenos para que viessem a substituir os profissionais nas inevitáveis faltas junto à Rumpilezz. Seria uma espécie de "divisão de base" dos músicos da orquestra. É bom lembrar que a original é formada por 20 músicos, sendo 5 percussionistas e 14 sopros além do próprio maestro e saxofonista. Cada um tem seus projetos em paralelo à Rumpilezz, como o próprio Letieres, também integrante da Banda do Bem, e portanto, sempre viajando com Ivete Sangalo.

Já a Rumpilezz de Saia é para as mulheres. Letieres percebeu que é impressionante a ausência da mulher musicista no mercado. Se muitas delas viajam por aí afora como vocalistas de bandas, qual o problema em investir numa carreira como instrumentistas? Visando quebrar este tabu, o maestro prepara mulheres nos intrumentos através do projeto que deve ter mais ou menos uns 6 meses de existência.

Os dois funcionam na apelidada "Red House", casa visinha à sede da Academia de Música da Bahia (AMBAH) em Amaralina, que agora passa por uma reestruturação.

Nenhum comentário: