quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010: Melhores momentos


"Agora que nós somos dois amantes cinzas, agora que o Carnaval passou (...)".

Acompanha agora um 'apanhado' dos melhores momentos do Carnaval de Salvador 2010. Os sucessos que embalaram a festa, as polêmicas, as homenagens e quem foi destaque na folia.

HITS

A disputa eterna para hit do Carnaval teve cinco candidatas: 'As Máscaras' (Claudia Leitte), 'Na Base do Beijo' (Ivete Sangalo), 'Lobo Mau' (O Báck), 'Rebolation' (Parangolé) e 'Vale Night' (Asa de Águia). Numa enquete do site do jornal Correio da Bahia deu 'Vale Night'. Para os jurados da Band, do Troféu Band Folia, deu 'Na Base do Beijo'. Mas quem será que vai levar o tão desejado Troféu Dodô e Osmar? Como não existe um medidor oficial, qualquer um vale. O mais importante é saber que nenhuma delas teve a força de 'Cadê Dalila?' ou 'Beijar na Boca', exemplos do Carnaval 2009.

POLÊMICAS

No campo das polêmicas, foram três. A mais supostamente interessante delas envolveu a música 'Lobo Mau', cujo refrão era repetir a frase "vou te comer", várias vezes. Para Carla Perez e Tatau (ex-Araketu), é pura apologia à pedofilia infantil. Como a canção foi propagada e se tornou popular após Ivete Sangalo divulgá-la, Claudia Leitte simplesmente não a cantou em nenhuma de suas apresentações. A outra polêmica foi a eterna rivalidade entre os foliões de Claudia Leitte e Ivete Sangalo, que este ano acabou envolvendo um profissional do Jornal A Tarde em uma dessas confusões. O repórter fazia uma matéria sobre "um dia de cordeiro", e foi espancado ao passar pela corda do Coruja (Ivete Sangalo), com uniforme de cordeiro do Papa (Claudia Leitte).

A terceira envolveu Pepeu Gomes. Eleito Rei Momo, ele se recusou a se apresentar no sábado ao lado da rainha e das duas princesas do Carnaval. O motivo não foi oficializado, mas a opção do músico prevaleceu.

HOMENAGENS

Entre as homenagens, os 60 anos da criação do trio elétrico, os 25 anos de axé music, além da morte de Neguinho do Samba (criador do Samba Reggae) foram as principais.


Durval Lélys, líder do Asa de Águia, também deu um jeito de homenagear uma das personalidades mais importantes do Carnaval baiano, Gilberto Gil, que foi às lágrimas com o discurso do cantor em frente ao Expresso 2222.

MUSAS

Na categoria musas, o Carnaval de Salvador briga há muito com os mesmos nomes. A madura Daniela Mercury, a potência Ivete Sangalo, a menina Claudia Leitte e a moleca Alinne Rosa.


Para 2010, Daniela se assentou na música eletrônica, nos figurinos elegantes, na mistura que enriquecesse a musicalidade e não apenas no suor.


Ivete apostou no vigor e numa série de modelitos tirados do reino animal: pássaro, cavalo, zebra, onça e borboleta. Mais uma vez se destacou na folia, arrastando multidões por onde passava. Fez um lindo Carnaval.


Claudinha investiu no mundo do circo. Se caracterizou de contorcionista, palhaça, equilibrista e mágica. Mas a folia de 2010 não foi das melhores pra ela.


Já Alinne Rosa mostrou que nunca é tarde para a evolução estética. A cantora da banda Cheiro de Amor deu um salto e se apresentou à la Fause Haten. Musicalmente, acompanha a evolução do figurino.


No quesito "musos do Carnaval", um único. Léo Santana, vocalista da banda Parangolé mostrou a quê veio. Além do sucesso de sua primeira composição, 'Rebolation', o "estreante" fez bonito e se transformou em um verdadeiro artista da música baiana.

GRAND FINALE

Na manhã de ontem, quarta-feira de cinzas, Ivete Sangalo e Carlinhos Brown (que levou o Galo da Madrugada, símbolo da folia do Recife antigo para a avenida) comandaram juntos o famoso 'Arrastão', última saída dos trios elétricos que marcou o encerramente oficial do Carnaval de Salvador.

Ano que vem tem mais!

Vamo que vamo!

Nenhum comentário: