quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma câmera na mão, Circulando na cabeça!

Agora vamos de terça-feira! Pra vocês que estão sem Circulando por dois dias seguidos, é bom que a gente mata a saudade! E quem parecia nos ouvir naquele programa de terça foi o fabuloso cineasta Glauber Rocha, orgulho dos baianos. Isso porque sua filha Paloma Rocha e o marido Joel Pizzini foram ao Circulando lançar o filme Anabazys, que seria exibido no dia seguinte no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha que abriga o V Panorama Coisa de Cinema.

Anabazys é um documentário sobre "A Idade da Terra", o filme-testamento de Glauber, de 1980, por recriar a memória em torno da sua produção. Uma espécie de grande making-off com discursos do próprio ícone do cinema novo, cenas dele dirigindo os atores e trechos das filmagens que não entraram no filme, selecionados e trabalhados pelo casal entre as mais de 70 horas de material bruto.

Foi fantástico! Pena que durou pouco pois estávamos numa edição light do Circulando, que ocorre quando há jogo na programação da Metrópole. A nossa querida ouvinte Bia, mais uma vez, em uma das suas participações brilhantes (Bia é a única ouvinte que possui trilha sonora), levantou um assunto que muito interessou aos nossos convidados: dívidas.

Perguntávamos na nossa enquete "o que Glauber Rocha estaria fazendo nos dias de hoje se ainda estivesse vivo?", e eis que Biazinha respondeu que estaria pagando suas dívidas (!?). Daí pra a gente louca que estava no estúdio viajar para as dívidas PARA COM Glauber e não DE Glauber, foi um pulo!

O premiado cineasta e documentarista de projeção internacional Joel Pizzini e sua esposa, a filha de Glauber, Paloma Rocha, fizeram um apelo, o qual reproduzimos aqui, com relação ao Tempo Glauber, espaço que abriga todo o acervo da obra do cineasta baiano, que você pode conhecer virtualmente pelo Portal Tempo Glauber.

Cláudio Marques participará do Circulando novamente para comentar
o saldo do V Panorama Internacional Coisa de Cinema

O V Panorama Coisa de Cinema se encerra hoje, após 8 dias de exibições no Espaço Unibanco, na Sala Walter da Silveira e no Centro Cultural Plataforma, promovendo oficinas, debates, retrospectivas e homenagens, entre elas a Glauber Rocha, que teria completado 70 anos no último dia 14, se estivesse vivo. Ainda dá tempo de conferir o filme alemão "Por Baixo das Pontes", "Meteorango Kid", um dos homenageados, ou um dos curtas "Dagoberto vai ao Paraíso", "Cães" e "Amigos de Risco", estes dois últimos pela Mostra Competitiva que ocorre no festival pela primeira vez.

Confira a programação no hotsite do Festival, e aguarde até a próxima semana, quando teremos novamente a participação de Cláudio Marques, sócio-proprietário do Espaço Unibanco Glauber Rocha e idealizador do Panorama Internacional Coisa de Cinema. Desta vez, faremos um balanço do festival agora neste novo espaço, e comentaremos os premiados da mostra.

Nenhum comentário: