domingo, 25 de janeiro de 2009

Rock in Bahia!

Olá, Circulantes!

Por causa dos nossos convidados da sexta-feira, e do Festival de Verão na semana que vem, a enquete do programa foi: você acha que Salvador suportaria um festival de rock nos moldes de estrutura e projeção do Festival de Verão? Discutimos este assunto com os ouvintes e, é claro, com Álvaro Tatoo da banda Mortícia e Roberta e René da banda Aguarraz. Ambas as bandas se apresentariam na quarta edição do Arena 1, neste fim de semana.

Frente: Álvaro Tatoo, eu, Roberta e René
Atrás: Gustavo Lago, Paula Berbert e Ricardo Carvalho

Algumas questões foram levantadas envolvendo o rock na Bahia, como falta de espaço, de verba, de patrocínio, de local pra tocar, de público e de união. Ou seja, o de sempre. A pergunta é: o que fazer? Sair daqui pode funcionar para o rock da Bahia, mas não para o rock na Bahia. Segundo Álvaro, graças à força das grandes gravadoras e dos empresários do axé, os baianos já nascem condicionados a gostar gratuitamente de um único gênero musical. Seria necessária uma reeducação cultural. Quem poderia ajudar? Criar um público consistente e atrair patrocinadores, seria como nadar contra uma maré que mais parece um Tsunami! São muitas as estratégias para manter tudo como está, eu sei que é difícil furar este esquema, mas não foi sempre assim. Se o próprio axé furou o bloqueio do eixo Rio-São Paulo, por que o rock produzido na Bahia não pode fazer o mesmo em seu próprio estado?

Produtos de qualidade, contatos e união movem montanhas, acreditem! E o quadro já não é mais o mesmo de alguns anos atrás. Hoje, por exemplo, rola, às 18 horas, o segundo dia do Arena 1, com as bandas Lampirônicos, Intra e Mortícia na arena de patins do Jardim dos Namorados na Pituba, o cantor Zéu Britto em mais uma edição do projeto Bahia de Todos os Sons com a banda O Círculo na Praça da Cruz Caída, e desde as 15 horas está rolando a Black Sunset na Boomerangue com o rock das bandas Pandora, Librorvm, Forsaken, Keter e Escarnium.

O problema é: de nada adianta ficar reclamando das rádios, TVs, empresários e do sistema, se quando rola uma oportunidade, o público não comparece! Estive ontem no Arena 1, com Aguarraz, Capitão Parafina & Os Haoles e Neto Lobo & A Cacimba DE GRAÇA, num puta lugar legal, com uma estrutura massa e uma platéia MINGUADA.

Por causa da nossa enquete de sexta, um amigo do meio do entretenimento entrou em contato para dizer que eu dei "um furo". Se liguem... só depende de vocês!

Nenhum comentário: